Dicas alimentares
O azedinho que pode combater o câncer
A cara estranha que fazemos em resposta ao gosto azedo do limão não chega a ser um sacrifício, já que os benefícios colhidos pelo consumo da fruta são extremamente variados e surpreendentes. Em seus diferentes tipos e modalidades, ele é muito benéfico à saúde. Sua utilização junto com outros alimentos, sucos ou como tempero, pode ser ainda mais potencializada quando a casca também é aproveitada.
Especialistas sugerem que o consumo do limão ajuda a prevenir doenças como escorpo, alergia, estresse, fadiga, gripe, dor de cabeça, congestão, processos lentos de cicatrização, sangue ácido, anemia, hemorroidas, sinusite, azia e acne.
Tudo isso graças a substâncias como a vitamina C, bioflavonóides e ácido cítrico que fazem parte da composição da fruta e são conhecidos por seus efeitos positivos no organismo. Outra propriedade encontrada no limão é a “D-limoneno” (um princípio ativo presente na casca do limão), que ajuda a combater ansiedade, depressão e até mesmo o câncer. Para alguns casos pode ser eficiente também no tratamento de cálculos renais, além de melhorar o fluxo sanguíneo no corpo.
Frutas que ajudam na cicatrização
Dentre as diversas opções, podemos dar destaques para frutas cítricas ricas em vitaminas C como, por exemplo, o tomate, o kiwi, a laranja, o morango e o abacaxi. Alguns outros vegetais também podem fazer parte do cardápio: cenoura, abóbora, batata e inhame são essenciais por estimularem a proliferação de fibroblastos.
A pior coisa que existe é ter uma cicatrização demorada. Agora você já tem essas dicas que vão dar suporte para acelerar o processo, basta praticar cada uma delas, combinando o repouso e a limpeza da ferida para que tudo aconteça de forma natural e com todos os cuidados adequados que normalmente devemos ter.
O poder do pepino
Tem a capacidade de aliviar a azia e queimaduras leves da pele (a vermelhidão causada por insolação é um bom exemplo). Contém minerais como o magnésio, potássio e silício, fator que faz com que ele seja utilizado em diversos spas ao redor do planeta.
Possui inúmeros antioxidantes (vitamina A, B e C são os que mais integram a composição do poderoso vegetal). Essas substâncias são responsáveis por aumentar imunidade e proporcionar também mais energia quando você se sente cansado.
Os diabéticos deveriam explorar mais o pepino, pois ele apoia o pâncreas na produção de insulina. Isso, claro, pode ser um aliado e tanto aos que sofrem com o problema.
Benefícios da abóbora
É uma hortaliça que pode ser utilizada em diferentes receitas, de inúmera formas, sejam elas salgadas ou doces, a abóbora possui em sua composição nutricional carboidratos; proteína; cálcio; sódio; potássio; fósforo; ferro; magnésio; vitaminas A, C e E; e, melhor, possui pouquíssima gordura, evitando, assim, os quilinhos a mais indesejados. Outro atributo muito importante fornecido pelo fruto é a grande quantidade de água e fibras que ajudam a manter o intestino funcionando normalmente.
Uma variação da abóbora é a conhecida moranga, que é chamada também como jerimum. É rica em vitamina A, além de possuir uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate aos radicais livres), além de prevenir doenças relacionadas ao coração. Ela também pode ajudar na redução do risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão.